Mudanças climáticas ou fake news. O que será que é mais destruidor? Os dois juntos, BRASEW. A quantidade de fake news em torno da tragédia e caos no Rio Grande do Sul é assustadora. O tal Pablo Marçal, que é um influenciador, andou espalhando até que a Secretaria da Fazenda do estado estaria barrando caminhões de distribuição de comida e marmita. O governo nega veemente.

🪖 E o governo federal divulgou hoje que o chefão do comando Militar Sul, general Hertz Pires do Nascimento, reclamou que as fakenews estão atrapalhando o trabalho na região. 

🆕 Se é fake ou não, quem tem que investigar é a Polícia Federal. E o Palácio do Planalto fez uma listinha de gente que deveria ser investigada. Nela estão Eduardo Bolsonaro, o filho 03 e deputado federal, o tal Pablo Marçal e o senador Cleitinho Azevedo. O senador teria distribuído a tal fake do tal Pablo.

🆕 O documento enviado pelo Planalto diz que a fake news do Dudu 03 teria sido a de mentir que o governo federal ficou 4 dias para enviar reforços à região. Aff. Sério, governo?

😦 Grave mesmo é o post do digníssimo e nobre deputado com esse tipo de fakes: 

“sério mesmo que tem corpo de bebê boiando e autoridade exigindo documentação para o povo pilotar bote de resgate?” 

😦 Duas fakes em uma só, como já ficou comprovado pelas agências checadoras. Nem teve bebê flutuando, nem existe essa exigência de carta de motorista para bote. Mas o nobre deputado espalha a fake e depois manda essa para dizer que não espalhou fake, apenas estava na dúvida:

“pelo amor de Deus, alguém me diz que isso não é verdade.” 

Não é verdade, deputado.

👮 O caso dos espalhadores das fakes das enchentes já foi para a Polícia Federal e em breve vem aí mais um processo das fakes.

🚽 Enquanto isso, o deputado foi para os Estados Unidos para participar de uma audiência no Congresso americano para dizer que tem golpe e fakes no Brasil. Tixa do Céu!!! E agora? Quem é golpista e quem espalha fake?


🌧️ Já no Rio Grande do Sul a calamidade só aumenta.

👉 O prefeito de Eldorado do Sul, uma cidade próxima de Porto Alegre, disse que vai ter que mandar toda a população embora. São 40 mil pessoas.

👉 Não tem mais água.

👉 Pelo menos uma centena de crianças está longe de seus pais, perderam-se durante a catástrofe. 

🧑‍🔬 Os cientistas gaúchos lembram que na cheia de 1941 (que até semana passada tinha sido a maior da história do estado) foram necessários 32 dias para que a água do lago ficasse abaixo do nível de transbordamento.

🌳 E começam a aparecer os políticos que andam negligenciando clima, ambiente e até coisas básicas como investimento em prevenção de enchentes. A Prefeitura de Porto Alegre gastou um total de zero reais no ano passado. Olha que beleza.

🏗️ E vale começarmos a prestar atenção no Congresso também. Tem um pacote da destruição em tramitação por lá. São 25 projetos de lei e três propostas de emenda à Constituição que ameaçam direitos socioambientais e têm alta probabilidade de avançar, segundo o Observatório do Clima.

🌐 Mas sabe como é, né, BRASEW, a terra é plana. No Senado tem um projeto que prevê a redução da Amazônia legal. Parabéns aos envolvidos. 

🐄 E o pessoal achava que só a boiada do Ricardo Salles passava na Câmara frigorífica.

🫘 E a tragédia gaúcha também deve afetar a economia e os preços dos alimentos. Lula andou avisando que vai ter que importar arroz e feijão para que os preços não subam.

💰 E o Congresso aprovou o decreto de Lula que permite o envio de dinheiro ao Rio Grande do Sul fora da meta fiscal.

🗳️ E o Xandão não é mais o xerife eleitoral. Passou o cargo para a suprema Carmen Lúcia. A ministra foi eleita a próxima presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Força aos gaúchos! Ajuda, BRASEW!