Eu diria que a reação de Donald J. Trump (J de João, juro) com a prisão de Bolsonaro no sábado resume bem qual foi a reação do Centrão. “Ah! Que pena”, e vida que segue. Foi mais ou menos isso, BRASEW. Especialmente depois que começou a circular aquele vídeo que mostra a tornozeleira de Bolsonaro toda queimada, com Bolsonaro dizendo que meteu um ferro de solda. A solda parece que selou o destino de Bolsonaro.


Mas hoje também é dia de contar o que significa essa história de os chefes do Congresso romperem com os líderes do PT na Câmara e no Senado. E vou te dizer: pode até parecer que Lula é que está no paredão, mas, na visão de um experiente operador desse sistema, é bem exatamente o contrário. Então vem com a Tixa que é dia de alucinar, BRASEW.

Nosso ex se complicou. Ele tentou derreter sua tornozeleira eletrônica. Depois de falar com os advogados, tentou emplacar a história de que estava só alucinado por causa de remédios. Não colou. Ainda mais que, para o mesmo dia em que ele tentou essa proeza, seu filho 01 tinha convocado os truta bolsonaristas para fazer uma vigília próxima à casa de Bolsonaro. Era só uma vigília? Só uma oração? O Supremo achou que era tudo parte de um plano de fuga. O fato é que, num primeiro momento, os aliados de Bolsonaro saíram defendendo nosso ex, dizendo que era absurdo mandar prender por causa de vigília. Depois do vídeo em que Bolsonaro confessa que meteu o ferro na tornozeleira, a reação nos bastidores foi meio do tipo: deixa o homem preso e vida que segue. Já o advogado de Bolsonaro, o Celso Vilardi, deve estar indo ali na padaria comprar um pão doce e volta mais tarde.

Mas eis a realidade política da Family neste momento: sabe o Ciro Nogueira, o cacique do PP que foi ministro de Bolsonaro e que outro dia lançou Tarcísio como candidato? Poucos dias antes deste ocorrido, ele já tinha dado o tom da estratégia do Centrão: “Irei defender que nosso foco principal sejam as eleições estaduais e as nossas bancadas.”

E que tom é esse, BRASEW? É o tom de quem já vislumbra que, dificilmente, a direita terá um candidato competitivo o suficiente para bater Lula em 2026. Bolsonaro, com seu vitimismo, parece estar conseguindo minar o bolsonarismo. Mas focar nas bancadas de deputados e senadores é uma estratégia esperta, porque um quarto mandato de Lula com mais gente da direita no Congresso não será nada fácil.

E hoje a notícia que tomou conta é a de que Alcolumbre, o Davi estrela mor do Senado, e Huguito Motta, que manda na Câmara frigorífica, andaram tretando com os líderes do governo tanto no Senado quanto na Câmara. Alcolumbre rompeu com Jaques Wagner porque dizem que ele queria a indicação de Pacheco para o Supremo, e não o Messias, que foi de fato o indicado. Já Motta rompeu com o Lindt, o Lindenberg, meio sem novos motivos, a não ser as declarações do petista, já de dias atrás, de que Motta aprovou um projeto contra a bandidagem que tira poder da Polícia Federal — que é quem anda botando essa mesma bandidagem na prisão.

E agora? Lula está emparedado?

Enfim, eu fui conversar com quem entende do babado e falei com um antigo operador deste rolê congressual, daqueles do tempo de Eduardo Cunha. E, para ele, ao contrário do que parece, Lula não estaria emparedado pelos chefes do Congresso, mas ele diz que é exatamente o contrário. Na sua visão, Lula desarmou completamente seus adversários, especialmente Alcolumbre.

E como Lula está conseguindo isso? Com esse monte de investigações da Polícia Federal. Comecemos pelo Alcolumbre. Sabe o Daniel Vorcaro, do banco Master, que foi preso por conta das operações fraudulentas do seu banco com o Banco de Brasília (BRB)? Então, o Master andou vendendo R$ 400 milhões em títulos para o fundo de pensão dos servidores do Amapá (vocês sabem que o Amapá é o estado de Alcolumbre, né?). Adivinha quem está lá na administração do fundo do Amapá? Um irmão de Davi. E o fundo é de responsabilidade do governo do estado, que é comandado por um aliado de Alcolumbre.

Apesar de o fundo do Amapá ter investido menos que o Rioprevidência, do governador Cláudio Castro, proporcionalmente é muito mais dinheiro.

Já Huguito Motta tentou passar a PEC da Blindagem, mas morreu no caminho. Agora passou esse PL Antifacção, mas ficou no ar a história de querer reduzir o poder da Polícia Federal.

Entendeu a treta, né? Não é fácil, não, eu sei. Bora lá comprar um pãozinho doce junto com o Vilardi?

A anistia

O Flavitcho, filho 01, disse que agora, mais do que nunca, a oposição vai lutar pela anistia de Bolsonaro. Resta saber se o Centrão também está nessa onda velha aí. Só o que se ouviu hoje foram suspiros de alívio da galera que não vai mais precisar ir visitar Bolsonaro (porque, na prisão domiciliar, era mais fácil entrar na lista de visitantes).

Aceita que dói menos

Tem bolsonarista brabo com a Tixa porque escrevemos sobre o risco de fuga de Bolsonaro. Veja bem: nosso ex tentou romper a tornozeleira, Flavitcho tinha convocado, para o mesmo dia, a tal vigília. Alexandre Ramagem, que era o chefe da agência de inteligência do Brasil durante o governo Bolsonaro (é como se fosse o chefe da CIA), fugiu para os Estados Unidos e ficou meses lá sem ninguém ter notado que ele tinha fugido. Uns três blogueiros bolsonaristas fugiram ao longo dos últimos anos. A Carla Zambelli fugiu. O Dudu Bolsonaro nem voltou. O próprio Bolsonaro já tinha ido passar um carnaval numa embaixada, fugindo. Gente, é muita gente fugindo. Fica difícil dizer que o Supremo não tem razão em acreditar na fuga, pelos vastos indícios.

Mas vamos supor que, de fato, Bolsonaro só estava alucinado e com paranoia. Gente, Bolsonaro estar alucinado e paranoico é algo bom para a imagem dele? O que o eleitor vai pensar? Alô, Quaest, faz essa pesquisa. Quem garante que nosso ex não estará alucinado quando declarar seu apoio para o próximo candidato a presidente?

Não matem o mensageiro, BRASEW.

E voltem aqui amanhã, por favor.


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47