📕 Está aberta a mais nova temporada dos lobbies no Congresso. Haddad, nosso Fernandinho Cabelo, enviou a proposta para regulamentar a reforma tributária. Tem de tudo lá, desde desconto de imposto para advogados a cashback de imposto na conta de luz para pobres. De picanha mais barata a comprinhas na Shein mais caras. Carro: mais imposto. Escola: menos imposto.

📕 Mas como é só uma proposta, imagina o que vai ter de lobista pedindo um ajuste aqui outro acolá na tal regulamentação que tem mais de 200 páginas. E o governo jura que vai conseguir chegar a um acordo com a Câmara até julho, quando os parlamentares entram em recesso e só voltam a trabalhar de verdade depois das eleições. Depois de aprovado na Câmara, ainda recomeça tudo no Senado.
đź“• NĂŁo sĂł nĂŁo vai ser fácil, como já está sendo difĂcil. A proposta mal chegou ao Congresso e o primeiro embate já gira em torno do cargo de relator. Imagina o resto. Bate cabelo, companheiro Haddad.
đź“• O Padilha jogou a bola para Lira e Pacheco, dizendo que acredita que os dois vĂŁo querer terminar seus mandatos com a reforma tributária completa no currĂculo. Padilha Ă© o homem que devia fazer a articulação do palácio do Planalto com o Congresso, mas que nĂŁo Ă© recebido pelo Lira.
đź“• E, claro, eles querem mesmo. Lira, inclusive, fez a reforma andar sĂł este ano para poder dizer que foi obra sua e nĂŁo do Baleia Rossi (o deputado do MDB que foi quem liderou a reforma durante o governo Bolsonaro).
👉 Mas nesse rolê, você quer saber o que pode ficar mais barato ou mais caro? É só entrar aqui neste link:

đź“– Por falar em lobbie e imposto, uma dĂşzia de setores tanto fez que conseguiu emplacar uma lei que prorrogava a desoneração de suas folhas de pagamento. Ou seja, dezenas de empresas (e tambĂ©m prefeituras) pagam menos impostos sobre os salários de seus funcionários, prometendo que com isso dĂŁo mais empregos (sĂł que nĂŁo, claro). Entre os setores, estĂŁo os poderosos e os nem tĂŁo poderosos grupos de mĂdia brasileiros. Conseguiram atĂ© derrubar no Congresso o veto de Lula Ă lei.
đź“– Mas Lula recorreu ao Supremo e agora o ministro Zanin suspendeu trechos da tal lei. O governo argumenta que o Congresso nĂŁo deu o caminho para que fosse possĂvel compensar a perda de arrecadação. AĂ o supremo Zanin concordou porque fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.
💰 E por falar em dinheiro, a nossa maravilhosa Embrapa (maravilhosa mesmo, não tem ironia) está sem dinheiro para pesquisa. Aà o Lula foi lá na empresa e deu uma enquadrada de leve no Haddad e no Fávaro, que é o ministro da Agricultura. Lula agora anda trabalhado em cobrar seus ministros como se fosse só uma brincadeira.
"Eu notei aqui duas coisas legais. O Haddad veio aqui, falou bonito, mas não falou de dinheiro. Aà eu falei (com o Haddad), ele tratou (do assunto) com o meu ministro da Agricultura, o Fávaro. O Fávaro é que vai falar de dinheiro. O Fávaro veio aqui, falou, falou, falou, puxou o saco dos funcionários e também não falou de dinheiro."
💰 E o governo fez todo aquele auê em torno dos dividendos da Petrobras, fez as ações despencarem, e agora aprovou o pagamento de 50%. Aff
💰 No corre do Congresso, o governo conseguiu adiar a votação de vetos de Lula a diversos dispositivos aprovados naquela casa. Funciona assim: o Congresso aprova uma lei e o presidente sanciona ou veta. Se o governo veta, o Congresso pode derrubar o veto. Quanto mais um Congresso derruba vetos do presidente, mais frágil fica politicamente o governo. Então, o adiamento foi visto como uma vitória para Lula. Mas resta saber se só está se adiando o inadiável.

👉 Entre os vetos estão o fim do fim das saidinhas e a redução do valor das emendinhas parlamentares.
🖥️ E a história dos invasores do sistema de pagamentos do governo segue em andamento. Agora descobriu-se que o Tribunal Superior Eleitoral, sim, aquele mesmo, foi alvo de um novo desvio de dinheiro público. Os criminosos desviaram mais de 1 milhão de reais. Estima-se que 15 milhões no total tenham sido desviados de orgãos do governo e do judiciário. Daqui a pouco vai ter gente dizendo que isso aà é justa causa para acabar com voto eletrônico. Socorro, BRASEW.
Comentários