Foi só sair um anúncio de que Donald J. Trump (J de João, juro) ia reduzir as tarifas de carne, café e banana para que a galera do governo Lula saísse comemorando, dizendo que era graças à química e sei lá mais o quê. Só que não, BRASEW. A Black Friday do Trump era fake. Tudo pela metade do dobro.


O decreto do governo americano promoveu uma redução generalizada das tarifas de 10%, impostas meses atrás para vários países. E o motivo da redução basicamente foi porque os EUA começaram a sofrer com a alta dos preços dos alimentos. Só o café subiu quase 20%. E isso significa o quê para o Brasil? Que seguem as tarifas de 40%. Ou seja, se teve uma coisa que não rolou foi a química até agora.

A Gleisi Narizinho Hoffmann, que faz as relações institucionais do governo, foi a primeira a comemorar o gol antes de bater na rede:

“Vitória do Brasil! Donald Trump suspende as tarifas sobre café, carne, banana e açaí do Brasil. Lula sabe o que faz, e quem ganha é o Brasil!”

Aff.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também saiu para a comemoração antes do gol:

“Isso reflete a retomada das boas relações entre Estados Unidos e Brasil, as duas maiores economias das Américas. E não poderia ser diferente. Foi deixada de lado a fake news, a fofoca plantada por adversários do Brasil... Quando os dois presidentes [Lula e Trump] sentam à mesa, as coisas começam a andar."

Digamos que isso reflete que é sempre bom olhar direitinho o que o Trump escreve.

Dudu é réu

E hoje foi dia de Dudu Bolsonaro, o filho 03, virar réu em um processo supremo. A Primeira Turma formou maioria para receber a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República e agora Dudu vai responder criminalmente por tentar coagir a Justiça ao fazer lobby nos Estados Unidos contra o Brasil. Segundo Xandão, há indícios suficientes de que ele tentou suspender o processo contra seu pai, o ex-mito, com esse seu rolê aleatório nos States.

Dudu, claro, disse que isso daí é o Xandão tentando impedir que a direita tenha muitos senadores na próxima eleição. Ele diz isso porque, se for condenado, não poderá se candidatar a nada, muito menos ao Senado no próximo ano. Mas o que tem de candidato da direita por aí não é brinquedo, e se o Xandão resolver ir atrás de todo mundo, nem vai dar conta.

Derrite derrete

E terminamos a semana com Derrite, o secretário de Tarcísio, que ao tentar fazer a aprovação relâmpago do PL Antifacção, acabou saindo com a pecha de ter tentado blindar o centrão, mais uma vez, de ser investigado pela Polícia Federal. Na proposta original de Derrite, a PF não poderia investigar o crime organizado sem a autorização dos governos estaduais. Além disso, mesmo depois das quatro mudanças, ainda se teme que o texto tenha tirado orçamento da polícia.

De quebra, Derrite ainda foi fotografado jantando com Eduardo Cunha e Arthur Lira, enquanto o Huguito Motta, que já não sabemos mais se é mesmo o chefe da Câmara frigorífica, dizia em Plenário que estava esperando o relatório do deputado.

Para quem é perdido, Derrite é secretário de Segurança Pública de São Paulo, ou seja, do Tarcísio, e é cotado para ser o candidato a senador pela direita pelo estado. Ou até mesmo a governador, se o Tarcísio, de fato, sair como candidato a presidente. E o Eduardo Cunha é aquele ex-dono total da Câmara frigorífica que foi preso por anos na Lava Jato por conta de esquemas do seu partido, o MDB.

Foragido do INSS

E eis que o presidente da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) está sendo apontado como foragido pela Polícia Federal. Carlos Roberto Ferreira Lopes foi apontado como líder e idealizador do esquema de fraudes contra o salário dos aposentados do INSS. Ele teve a prisão decretada, mas não foi encontrado. E pensar que durante a CPI ele bradou que era um cara que funcionava de segunda a sexta e que não tinha motivos para fugir. Quem sabe ele aparece no fim de semana?

Stefanutto

E o ex-presidente do INSS do governo Lula está agora se defendendo. Seus advogados estão dizendo que são falsas as acusações que dão conta de que Alessandro Stefanutto recebia propina por conta do esquema de descontos indevidos dos aposentados.

Tá feia a coisa nos Correios

Uma das maiores estatais do País vai quebrar no governo Lula. A empresa não conseguiu o empréstimo de R$ 10 bilhões que precisava e agora tenta demitir 10 mil pessoas. Dizem que a ideia é fazer um programa de demissão voluntária, o famoso PDV. Então, tá.

Trumpices

Sabe as cartas do Jeffrey Epstein, o pedófilo acusado de tráfico sexual de menores e que era amigo da geral pelo mundo e que mostraram que Donald Trump sabia “das meninas”? Então, agora o Trump pediu para o Departamento de Justiça americano investigar as ligações de Epstein com democratas, em especial com Bill Clinton. E adivinha? A secretária de Justiça deve abrir investigação só para os democratas e ignorar a parte em que Trump é mencionado.

“Este é mais um golpe da Rússia, Rússia, Rússia, com todas as evidências apontando para os democratas. Os registros mostram que esses homens, e muitos outros, passaram grande parte de suas vidas com Epstein e em sua ‘ilha’. Fiquem ligados!!!”

Eis o que Epstein escreveu sobre Trump:

"É claro que ele sabia das meninas, pois pediu a Ghislaine que parasse", referindo-se à sua confidente Ghislaine Maxwell, que mais tarde foi condenada por conspiração nos crimes do Sr. Epstein.”

CHEGOU A PUBLI

E eis que a Tixa, inspirada no espírito marqueteiro de Trump, abre oficialmente a temporada de publis (sabe como é, o UOL nos dispensou). A estreia é com a propaganda da nova newsletter da nossa fundadora mor, a jornalista Josette Goulart. Ela lançou uma newsletter só para falar de marketing e publicidade de um jeito que você vai amar acompanhar. Este é o setor que movimenta tudo na economia e na política. Corre se inscrever na news que circula toda sexta-feira.

BBC pede perdão

A rede britânica BBC manipulou um vídeo de Trump e fez parecer que ele tinha incitado diretamente uma insurreição contra o Capitólio (o Congresso americano) lá naquele distante 6 de janeiro de 2021. Agora a BBC pediu perdão em carta depois que Trump ameaçou processar a rede por difamação no valor de 1 bilhão de dólares. No meio do caminho caíram dois diretores da BBC.

E a gente vai dormir sexta como? Com Trump avaliando ataques à Venezuela. Socorro, BRASEW.

Acho que estamos merecendo sextar na quinta, hein?


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47