Golpe não tem “tentativa”, avisa Xandão – mas dois fardados escapam do paredão. O Planalto faz cafuné em Davi Alcolumbre com a chave da Codevasf. Huguito trava o “perdão geral” do 8/1. Michelle cheia de poder no PL. Ministro das Relações Exteriores salva Janja e desmente Lula. Lá vêm as notícias do #éNoiteNaCidade da TixaNews, a newsletter preferida do BRASEW!

Julgamento do golpe

Xandão convocou o coro completo da Primeira Turma para carimbar a ficha criminal de dez integrantes do “núcleo tático” do golpe (que inclui a galera que é acusada de tentar tramar o sequestro do próprio Xandão). E o Supremo já chegou explicando (em palavras mais bonitas, claro, mas a gente aqui traduz): golpe se começa, golpe já é crime, ponto final.

Dino lembrou que o crime de “atentado contra o Estado Democrático de Direito” foi definido pelo Congresso ao escrever a lei — e quem sancionou foi o Bolsonaro.

E foi assim que mais 10 militares viraram réus no processo do golpe. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo, Xandão, que é o relator do caso do golpe, também deu uma piscadinha verde-oliva: livrou o coronel Cleverson Magalhães e o general Nilton Diniz dos processos por “falta de justa causa”. Os ministros entenderam que eles foram apenas mencionados como supostamente tentarem influenciar o alto comando a aderir ao golpe, mas sem nada que justificasse o processo.

O agrado (de livrar os dois do processo) foi visto como um gesto às Forças Armadas, já que o general Nilton é próximo do Tomás Paiva, que é atualmente o chefe do Exército.

Mais agrados nesta noite

Enquanto segura a CPMI do INSS na base do “deixa pra depois”, o Planalto entregou a presidência da Codevasf para Lucas Felipe de Oliveira – escolha de Alcolumbre, a estrela de Davi do Senado. Resultado: Davi, que já mandava no Amapá, agora irriga meio Nordeste com verba de obra hídrica. A decisão foi uma derrota do União Brasil da Câmara, que era quem comandava a Codevasf.

Para os Perdidos: depende de Alcolumbre instalar a CPI e ele é peça fundamental para articular os integrantes que vão comandar o show.

Para os Perdidos 2: a Codevasf é aquela estatal mais usada para liberar dinheiro das emendas parlamentares e foi amplamente acionada no caso do orçamento secreto.

Falando em INSS

A Câmara aprovou na noite desta terça a urgência para votar o projeto que acaba com os descontos nos salários dos aposentados.

Anistia? Huguito não quer

Na Câmara frigorífica, o presidente Hugo Motta ergueu a plaquinha “Não autorizado” para o novo projeto de anistia do PL (o partido do Valdemar Voldemort que abriga o Bolsonaro). Motta diz que o Supremo não autorizaria.

Segundo O Globo, o texto foi aprovado pelo nosso ex e tratava apenas de limpar a barra só de quem participou do 8 de janeiro, mas que, inclusive, prevê que quem destruiu patrimônio teria que pagar.

Tô de verde-amarelo, mas não sou essa Michelle, talkey?

Michelle cheia de poder com Valdemar

O UOL revelou que o Wajngarten (advogado de Bolsonaro, ex-secretário de Comunicação e otrascositasmas) andou mandando mensagem para o Mauro Cid (o ex-faz-tudo de Bolsonaro) dizendo que, se Michelle fosse candidata, ele preferia que o Lula ganhasse em 2026. Aff. Michelle mandou demitirem o Wajngarten do PL, onde ele tinha cargo remunerado — e foi atendida.

O TikTok da Janja

O chanceler Mauro Vieira esteve hoje na Comissão de Relações Exteriores do Senado e contou que viu tudo o que aconteceu no jantar do Xi Jinping. Ele diz que a Janja não quebrou nenhum protocolo e só falou quando Lula pediu ajuda para explicar o que o TikTok anda fazendo no Brasil (deixa posts que ameaçam a vida de crianças e adolescentes rolarem soltos, por exemplo).

Mas eis que Mauro Vieira, depois de defender a Janja, desmentiu o Lula sobre o tal enviado chinês para tratar da regulamentação das redes:

“Não há, de forma alguma, programa de visita de especialistas para tratar do que quer que seja. Isso pode haver no futuro.”

A gente que lute. Eu vou ali pensar um pouco, BRASEW.


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47