Tem fight entre supremos, tem Xandão na cola de Dudu, tem um Messias pregando sua indicação, tem um Pacheco com sua estrelinha da sorte tentando uma indicação também. Teve um very good no encontro entre Brasil e EUA e teve, claro, mais Trumpices. Tudo no melhor resumo de política desse BRASEW!


Pelo visto, aquelas 12 horas do voto do Fux no julgamento do nosso ex ainda estão entaladas na garganta de outros supremos. Mas nada que não possa ser descarregado depois de um julgamento do Moro, o Serginho senador. A Primeira Turma formou maioria para tornar Moro réu, por caluniar o supremo Gilmar Mendes. Estava já 4x0 quando Fux resolveu pedir vista e bagunçar o rolê.

Gilmar Mendes encontrou o Fux, não se aguentou e soltou: “Vê se consegue fazer um tratamento de terapia para se livrar da Lava Jato". Tixa do céu. Pois é, darling, esse babado todo foi revelado pela coluna da Mônica Bergamo, na Folha.

Corta pro Fux retrucando e dizendo que estava contrariado com Gilmar e que ia falar mal dele pra todo mundo. Corta pro Gilmar dizendo que também ia falar mal do Fux, mas não pelas costas (e sim na cara) porque ele é “uma figura lamentável”.

Lamentável por quê? Porque, segundo Gilmar, aquele voto de 12 horas não fez o menor sentido e deixou todo mundo chateado. E, no fim do seu longo voto, Fux acabou absolvendo Bolsonaro e “condenando o mordomo” (o mordomo, no caso, é o Mauro Cid, ex-faz-tudo do Jair).

Quem entrava na sala e dava de cara com a torta de climão saía correndo, segundo relatou Mônica. Olha, darling, se tem alguém que tem fontes supremas, esse alguém é a Mônica. Mas a treta suprema foi confirmada por vários jornalistas.

E você sabia que pode receber a Tixa pelo zap? Só entrar na comunidade aqui.

Dudu enquadrado

Xandão não está disposto a dar moleza para Dudu Bolsonaro, o filho 03 que está nos States fazendo lobby contra o Brasil. Dudu foi notificado sobre um processo criminal que corre contra ele por tentar coagir o Supremo com esse lobby internacional. Aí Dudu, nos States, fingiu que não é com ele. Xandão mandou notificar publicamente. Dudu não respondeu. Agora Xandão mandou a Defensoria Pública assumir o caso e apresentar a defesa do Dudu. Ou seja, ele vai ser julgado queira ou não queira.

O Protegido

E a base do governo conseguiu evitar que Frei Chico, o irmão do Lula que é vice-presidente de um dos sindicatos acusados de desviar ilegalmente dinheiro dos aposentados, fosse convocado para depor na CPI do INSS. Foram 19 votos a 11. Apesar de ser um dos dirigentes do sindicato, Frei Chico não está entre os investigados pela PF.

Ponto pro Bessias

E Lula se encontrou hoje lá no Planalto com um bispo evangélico, um pastor, um deputado, a Gleisi Narizinho e ele, Messias (o Jorge que é advogado-geral e quer virar ministro supremo).

Essa galera de Deus foi fazer uma oração pelo nosso atual e pelo Brasil, e Messias aproveitou pra pegar a unção pra ver se rola essa indicação. (Um Messias pregando). Afinal de contas, para Lula é muito importante melhorar a aprovação dele entre os evangélicos. Resta só saber se essa oração vai ser suficiente para derrubar os outros candidatos.

Ponto pro Pacheco

E Alcolumbre, nossa estrelinha-mor do Senado, resolveu adiar a sessão que votaria os vetos de Lula naquele Projeto de Lei do fim do mundo, ou mais conhecido como o que concede licenças ambientais para desmatamento na Amazônia. Ou ainda, PL da devastação. Pode escolher.

O projeto, que foi fortemente defendido por Alcolumbre, ficou até de lado, nesse momento em que a vaguinha do STF está em jogo. O presidente do Senado defende para a vaga Pacheco, o Rodrigo mais alto da casa.
Foram várias as justificativas para adiar a votação, mas diversos senadores saíram do plenário tirando onda e dizendo que, na Austrália, a sessão já estava cancelada.

Very good

Mauro Vieira, o ministro das Relações Exteriores de Lula, e Marco Rubio, o Secretário de Estado do Trump, finalmente se encontraram lá na Casa Branca para bater aquele papo e começar a negociar a situation entre Brasil e EUA.

Os dois lados saíram falando que a reunião foi produtiva, positiva e que o encontro entre Lula e Trump está próximo. Sozinhos, sozinhos, os dois ficaram apenas 15 minutos. E foi nesse momento que o chanceler brazuca disse que reiterou o pedido para que os EUA revoguem o tarifaço e as sanções contra autoridades, ou seja, que larguem o pé do Xandão. Dizem as más línguas que nem se tocou no assunto Bolsonaro.

Trumpices

E o Orange continua esticando a corda contra Maduro, o Nicolás ditador da Venezuela. Ontem confirmou que a CIA vai trabalhar dentro da terra do Maduro. Hoje, caças dos EUA sobrevoaram a costa do país.

A coisa está tão feia que o almirante que comandava todo o rolê da tal operação do Trump contra os cartéis de drogas no Caribe (que Trump jura serem comandados por Maduro) pediu pra sair. Segundo conta o New York Times, o almirante Alvin Holsey tinha muitas ressalvas contra essa operação que, até agora, já matou 27 pessoas.

E ATENÇÃO. O disparador de e-mail vai mudar. Para continuar recebendo a Tixa, você precisa se cadastrar aqui.

Se segura, BRASEW. 🚨


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47