Lula calado é quase um poeta. Que o diga Huguito Motta, o dono da Câmara frigorífica, que, a convite do presidente, estava em um evento do Dia dos Professores no Rio e teve que escutar calado que o Congresso nunca esteve em um nível tão baixo. Mas Huguito passou um pano básico horas depois. Ele disse que Lula estava falando da extrema-direita porque, né? Não poderia ser do Congresso todo, que está aí aprovando tudo o que o Lula quer. Eu, na dúvida, ficaria com o profeta Ulysses Guimarães: “Espere o próximo Congresso. Será pior. E pior e pior.”
Bora ler o resumo político do dia em que Lula está inebriado pela onda positiva. Mas fecha a boca que a água é salgada, BRASEW. E o WhatsApp é free aqui na nossa comunidade.
Compra um Vanish
O Congresso está com a imagem mais manchada que a reputação de ex-BBB no Twitter. Sabe como é: o Congresso passou metade do ano em recesso e a outra metade preocupado em se blindar da Justiça. Sem contar o motim dos bolsonaristas, que fizeram uma greve. E a votação das pautas caras aos mais pobres? Só rastejando. A situação está tão ruim que Huguito até contratou uma consultoria de imagem para tentar dar aquela envernizada. Aí vem o Lula e solta essa:
“Hugo é presidente desse Congresso e sabe que ele nunca teve a qualidade de baixo nível como tem agora. Aquela extrema-direita que se elegeu em 2022 é o que existe de pior.”
Em entrevista para a Miriam Leitão, Huguito passou o paninho básico para o Lula, até porque dizem que o presidente do Brasil anda querendo fortalecer o presidente da Câmara, e digamos que Huguito anda precisando de uma forcinha. Todo mundo diz que ele já virou ex-presidente antes de terminar o primeiro ano de mandato.
Veto, para que te quero
E Lula resolve fazer esse ataquezinho básico bem no momento em que o Congresso está para analisar os vetos da nova lei de licenciamento ambiental, a lei do fim do mundo, que vai acabar com a vida como a conhecemos. Basicamente, vai virar a festa do caqui para aprovar licenciamento ambiental de grandes projetos. Mas Lula vetou mais de 60 pontos da lei, e o pessoal quer derrubar esses vetos. Para falar bem a real, no fundo, no fundo, a maioria dos ministros do Lula não se importaria nem um pouco. Só a Marina Silva está realmente preocupada.
A petroquímica
Nem o Lula parece tão preocupado. Hoje, assim como quem não quer nada, contou sobre seu telefonema com Trump: não pintou química, pintou uma indústria petroquímica.
Não falei que Trump e Lula podiam se encontrar na Foz do Amazonas? É lá, na Foz do Amazonas, que o Ibama, por livre e espontânea pressão do Davi Alcolumbre, está prestes a liberar a exploração de petróleo. (A propósito, dizem por aí que Alcolumbre está especialmente empenhado em derrubar os vetos.)
E o Xandinho, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, estava hoje se gabando de que os Estados Unidos o convidaram para discutir terras raras. Vem aí o pacotão Trump.
Vai ter negociação mesmo?
Falando nisso, Mauro Vieira, o chanceler brasileiro, estará com Marco Rubio, o secretário de Estado americano, nesta quinta. Vão começar a negociar a questão do tarifaço. Uns secretários americanos de governo, com cargos abaixo de Rubio, meio que deram um recadinho para Vieira antes da reunião e andaram declarando que o problema do Brasil não é de ordem econômica, mas por conta de censura e violação de direitos humanos. Sim, sim, eles falam do Xandão.
Eu gosto que um dia Trump faz loas a ditadores como Erdogan, da Turquia, e no outro seus secretários dizem que Xandão é quem comete violação de direitos humanos. Coerência é tudo. Xandão, contrata aí a consultoria do Huguito. Não pode manter isso aí, viu?
Voltando aos secretários. E eu achando que o Dudu Bolsonaro já estava old com suas postagens, mas parece que ele está alinhado com os tais secretários de segundo escalão. Dudu repetiu hoje que o Brasil só vai conseguir o que quer se “parar a perseguição nos tribunais, aprovar a anistia no Congresso e virar esta página”.
Resumindo, o Lula vai ter que ativar essa indústria petroquímica aí, porque realmente só a química pode não funcionar.
Bessias supremo
Sei não essa história de que o Jorge Messias vai ser mesmo o próximo ministro supremo. Não para de vazar para a imprensa que Lula está dizendo a aliados que pretende indicar o Messias, mesmo com todos os ministros supremos e todos os senadores dizendo que preferem o Pacheco, aquele Rodrigo mais alto do Senado. É o Alcolumbre que quer o Pacheco, é o Kassab que não acharia ruim o Pacheco. O Gilmar Mendes quer o Pacheco. Te liga aí, Messias. Muito vazamento para uma decisão que não foi tomada ainda. Melhor fazer uma campanha forte, que não tem nada garantido. Chama a consultoria do Huguito.
Acho que também vou contratar a consultoria do Huguito para que vocês se atentem ao fato de que o disparador de e-mail vai mudar e quem quiser continuar recebendo essa newsletter precisa se inscrever aqui.
O homem da paz mundial
Donald J. Trump (J de João, juro) autorizou a CIA a realizar ações secretas para derrubar o ditador Nicolás Maduro na Venezuela. A notícia foi do New York Times. Trump não só reconheceu que deu a autorização, como adicionou uma informação: "Certamente estamos olhando para a terra agora, porque temos o mar muito bem sob controle".
Significa? Sim, significa que Trump está considerando dar uma guerreada com Maduro. O jornal americano diz que, nos últimos meses, Maduro ofereceu tudo e mais um pouco para não entrar em guerra. Bom, Maduro não foi eleito democraticamente, nem o governo do Lula reconheceu a vitória do ditador. Mas não se iludam: Trump tem seus ditadores de estimação.
E a última
O supremo Barroso está pensando em fazer um ato supremo e dar seu voto sobre a descriminalização do aborto no Brasil, seguindo os passos de Rosa Weber. Se ele votar, o próximo indicado não poderá dar seu voto sobre o assunto. Barroso deixa o Supremo até o fim da semana.
E chega que já está tarde, BRASEW.
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47

Comentários