Em plena sexta-feira depois de um feriado, eis que as notícias que temos pra vocês são desse calibre: Collor com vista pro mar, novo Orçamento Secreto, Bolsonaro agora com prazo de validade. Mas vamos começar com o Lupi, porque o povo quer saber: cadê o dinheiro dos aposentados?
O nome de Carlos Lupi não aparece nas investigações das fraudes nos descontos dos salários dos aposentados pelo INSS. Mas caiu mesmo assim, porque, né? Deixou passar a boiada.
A farra com o dinheiro dos aposentados já rolava desde o governo Bolsonaro. E Lupi, como ministro da Previdência, foi avisado do problema lá em 2023. Mesmo avisado, ele fez o quê? Deixou o rombo mais que triplicar em dois anos. Esta semana, o ministro quis botar a culpa na burocracia. Não colou. Caiu em 9 dias. Até que durou bastante, Tixa. Digo nada, darling. Só óleo.
Oficialmente, Lupi pediu demissão. Mas todo mundo sabe que o Lula mandou ele sair. É aquela velha história de tentar acabar com o problema cortando quem só estava fazendo o assunto bombar ainda mais. Mas, porém, todavia, entretanto, contudo... não se sabe se o problema desaparece com a escolha do novo ministro.
Lula resolveu botar o número 2 do Lupi. Quer manter o PDT como dono do cargo. Até aí, tudo certo. O problema? O tal número 2, Wolney Queiroz, também estava na reunião — lá em 2023 — em que Lupi ficou sabendo que tinha um monte de aposentados tendo o salário descontado.
Agora já temos um novo presidente no INSS e um novo ministro. Mas o governo segue sem saber como vai devolver os bilhões retirados dos salários. É que parte dos descontos talvez sejam legítimos. Confusão.
E a oposição não quer deixar o assunto morrer. Vai pressionar de todo jeito pra instalar a CPI do INSS.
Quero a prisão do Collor
Xandão, que ultimamente anda muito sensível, resolveu permitir que Collor cumpra pena em prisão domiciliar. O Supremo achou que a idade (Collor tem 75 anos) e a necessidade de tratamento específico eram bons argumentos para mandá-lo para casa. (A médica da prisão para onde Collor foi mandado disse que dava pra dar os remédios lá mesmo no xilindró.)
Ganha uma coxinha de galinha quem adivinhar onde é a nova Casa da Dinda. Uma cobertura em uma das áreas mais nobres do Ceará, com vista pro mar. Isso é só pra quem pode, não pra quem quer, darling.
O novo orçamento secreto?
Sóstenes Cavalcante, deputado e líder do PL na Câmara, na tentativa de emplacar a anistia com Hugo Motta, andou ameaçando nosso dono da Câmara frigorífica via imprensa, dizendo que não vai cumprir um acordo feito para distribuir as emendas do Orçamento. Sim, BRASEW, o deputado andou espalhando que estão arquitetando um novo Orçamento Secreto.
Aí o Supremo Dino DaSsilvaSsauro mandou ele se explicar. O que o deputado respondeu? Que não ia se explicar porque tem liberdade parlamentar. Oi???? Dino não aceitou a resposta e mandou, de novo, o deputado se explicar.

O prazo de validade de Bolsonaro
A galera resolveu sair por aí durante o feriadão dando um prazo para Bolsonaro largar o osso. O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, foi na CNN dizer que Tarcísio, o governador que se acha o Thor — o nosso Thorcísio — só será candidato a presidente se Bolsonaro desistir até o fim do ano. (Confesso que eu nem lembrava o nome do vice do Tarcísio, darling.)
Ciro Nogueira, cacique do PP e ex-ministro da Casa Civil do Bolsonaro, deu o mesmo recado hoje na Rádio Eldorado. Disse que nosso ex precisa indicar um candidato até o fim do ano.
E chega, BRASEW, que é sexta depois do feriado.
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47

Comentários