Mapa do caminho. Vocês ouviram isso hoje? O que será esse rolê, BRASEW? Eu conto (mas não sei se acredito que ele existirá algum dia). Se você quer o mapa da política, esse está mais fácil, mas é só aqui na Tixa.
A treta do dia é a seguinte. Lula, nosso atual presidente, voltou a Belém para dar seu apoio ao tal “Mapa do Caminho”. Um mapa que mostre o caminho para o mundo parar de usar combustíveis fósseis. Lula disse para a galera lá na COP que apoia o tal mapa. Fiquei imaginando o Alcolumbre, o Davi do fim do mundo, digo, a estrela mais brilhante do Senado, lendo essas coisas e pensando em inglês: Not gonna happen!
O Brasil está prestes a explorar petróleo na Foz do Amazonas, por pura pressão do dono do Senado, e agora o governo Lula vai apoiar um mapa do caminho para que todo mundo pare de usar petróleo até 2040? Ahã, claro, claro. O Papai Noel inclusive está chegando (gente, socorro, já é quase Natal real oficial).
Para quem está perdido, está rolando a COP30, que é um evento anual em que os países mandam representantes para discutir como fazer para nos salvar do fim do mundo. E, nesta COP, eles querem sair com o Mapa do Caminho de Belém. Lula está recomendando que todos os representantes falem com seus governos para incluir um mapa que de fato mostre um caminho para o fim dos combustíveis fósseis.
E o que dizem os cientistas? Na voz do Carlos Nobre, eis o que eles dizem:
“Mostramos ao presidente o alerta da ciência. Deixamos muito claro. Zerar os combustíveis fósseis é algo que precisa ser feito até 2040, no máximo 2045. O outro mapa do caminho é zerar totalmente o desmatamento, a degradação e o fogo. Tudo isso precisa ser zerado.”
Fundo de desculpas
Mas o governo brasileiro conseguiu uma boa notícia para o meio ambiente. A Alemanha resolveu aportar um bilhão de euros no fundo das florestas. Parece até um pedido de desculpas, depois que o chanceler alemão, o tal do Merz, disse que todo mundo ficou contente de ter ido embora de Belém (dando a entender que lá é um inferno). Talvez ele tenha sentido a mudança climática, né? Não? Não pode brincar com isso? Tá bom, então!
Oi, Davi
Mas enquanto o Lula vai a Belém falar do mapa do caminho, o Davi está de novo com o mapa do caminho na mão, que agora atende pelo nome de Projeto de Lei Antifacção. O governo teve uma derrota ontem com a aprovação do relatório número 6 do Derrite, o secretário do Tarcísio que pediu licença para voltar ao mandato de deputado e fazer campanha, digo, relatar o projeto que era originalmente do governo.
Nas palavras do Haddad, nosso Fernandinho Cabelo que manda na Fazenda, o projeto aprovado ontem tira poder da Polícia Federal, e isso significaria enfraquecer justamente a polícia que está atrás do dinheiro do crime organizado. Haddad citou a operação da Faria Lima e do próprio banco Master.
O relator do projeto no Senado é o senador Alessandro Vieira, que já avisou que vai mudar o projeto e garantiu que a Polícia Federal não vai perder espaço. Com a mudança, depois de aprovado no Senado, o projeto voltará para a Câmara. Sim, BRASEW, vai voltar a ser votado na Câmara. Faz parte da regra do jogo. Só não volta se os senadores não alterarem o que foi aprovado originalmente.
Caindo de Maduro
O Nicolás mais alto do planeta, o ditador Maduro, disse para Donald J. Trump (J de João, juro) que toparia renunciar ao cargo de presidente da Venezuela. Mas só daqui uns dois ou três anos, passado um período de transição. E ainda ofereceu vantagens às empresas petrolíferas americanas. (Acho que Nicolás e Donald não estão querendo pegar o mapa do caminho). A revelação foi feita pelo jornal The New York Times. Mas o Trump não aceitou a proposta.
E a consciência negra?
E nesta quinta é o Dia da Consciência Negra. Não é uma data comemorativa, darling. É uma data que existe porque vivemos uma desigualdade racial estrutural, mensurável e atual. Hoje é dia de entender o que cada setor (governo, empresas, imprensa, publicidade, educação) faz, ou deixa de fazer, que mantém ou reduz a desigualdade racial. Por exemplo, é dia de sabermos que parece que o Lula vai mesmo indicar mais um homem branco para uma vaga na Suprema Corte. Nem mulher. Muito menos negra.
E a Tixa vai entrar com tudo no feriado, BRASEW. Mas se a República pegar fogo, a gente volta correndo.
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47

Comentários