Os números do governo Lula no ano: Saiu o Lupi do PDT, entrou o número 2 do Lupi do PDT na Previdência. Saiu o nome do Lula, para entrar o nome do Lula na Saúde. Saiu o nome do Alcolumbre, entrou o homem do Alcolumbre nas Comunicações. Saiu o nome do Lula, para entrar o nome do Lula nas Relações Institucionais. E hoje, eis que saiu a mulher do PT, para entrar a mulher do PT no Ministério das Mulheres.

Ah, e teve ainda a saída do Pimenta do PT para a entrada do Sidônio do Lula na Secretaria de Comunicação. (Não se perca. A Secretaria de Comunicação não é a mesma coisa que o Ministério das Comunicações, BRASEW. A primeira trata de todo o rolê da imagem do governo e o segundo cuida de telefonia, emissoras de TV, etc.)

Enfim, fez as contas? Seis ministros. A reforma do Lula até agora parece um grande seis por meia dúzia. Sem nenhum partido aliado ganhando mais espaço. O Lira, nosso Arthurzito, ex-chefe da Câmara frigorífica, não assumiu um ministério. Dizem as más línguas que os partidos da base aliada nem querem um ministério a essa altura do campeonato. (Pra quê, se eles estão reformando o Orçamento Secreto, BRASEW?)

A encrenca na Previdência

O Lupi caiu por conta do escândalo dos descontos sem autorização no salário de aposentados do INSS. Lula mandou subir o número 2, o Wolney Queiroz. Daí o que O Globo noticiou hoje? Que o seu Wolney, enquanto deputado federal — lá em 2021 — foi coautor da mudança no texto da lei que afrouxou as regras dos descontos.

E assim, as entidades que antes precisavam comprovar todo ano que os filiados tinham autorizado o desconto, só precisam fazer isso a cada três anos. Foi essa facilidade que o texto do agora ministro proporcionou. Tá fácil, tá difícil, vou ali comprar um pão.

As mulheres

Não entendi até agora a mudança no Ministério das Mulheres. Saiu a Cida Gonçalves dizendo que não está saindo por incompetência, nem por denúncias de assédio moral. Ah, então tá bom.E aí entrou a Márcia Lopes. Dizem que talvez a Márcia faça um trabalho melhor. Mesmo argumento usado no Ministério da Saúde. Alô, Padilha, tudo certo aí?

E o Xandinho Silveira? Cai ou não?

O Lula segue tentando agradar Alcolumbre, a estrela de Davi no Senado, que agora é a única pessoa que pode segurar a CPI dos aposentados. A oposição resolveu largar mão da CPI da Câmara (que ia entrar numa fila sem fim, e o Motta tinha a desculpa perfeita pra não fazer andar) e pedir uma CPI mista no Senado.

Para instalar essa CPI, basta ter o número de assinaturas e o presidente da casa — no caso, o Alcolumbre — botar pra jogo.

O problemão para o Lula nessa CPI é que a oposição está louca para ir atrás do Frei Chico, irmão do Lula, que é vice-presidente em um dos sindicatos que fizeram os descontos indevidos de aposentados.

E como se pode agradar Alcolumbre? Trocando o ministro das Minas e Energia, como tanto quer o nosso Davi Estrela.

Mas o povo diz que será difícil derrubar o Xandinho, Alexandre Silveira, porque, né? Ele acabou ligado ao Lula e à Janja. Lula vai precisar entregar outras coisas pro Alcolumbre. Um diretor da Aneel, uma emenda, uma Foz do Amazonas. Sei lá, tantas coisas.

Os freaks do finde

O que foi isso de o Bolsonaro postar uma foto da barriga aberta? Como assim, Tixa? Sem blusa? Não, darling, sem blusa o número de fotos já bateu recorde. Barriga aberta mesmo, com as vísceras à mostra. Isso mesmo. Rim, intestino, pâncreas, sei lá — não sou médica nem bióloga, darling. Só sei que a foto mostrava tudo.

Outro freak do fim de semana é o perfil oficial da Casa Branca que agora deu pra repostar os freaks do Trump. Que tipo de freak?

O Trump como papa. Sim, vestido de papa, literalmente. Acreditem. O perfil oficial da Casa Branca. Outra fotinho: o Trump como Jedi. Detalhe que escapou ao postador: o sabre de luz que o Trump segura é da cor vermelha. (Busca aí o Star Wars pra saber o que isso significa, darling.)

E aí tem o freak do governador da Bahia que resolveu dizer isso aqui:

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma 'enchedeira'. Sabe o que é uma 'enchedeira'? Uma retroescavadeira. Bota e leva tudo pra vala."

Como bem lembrou o Sakamoto, falou o governador responsável pela polícia que mais mata no Brasil. Com apenas 7% da população do país, a polícia da Bahia é responsável por 25% dos mortos por intervenção de agentes de segurança.

Alô, Xandão, pode dormir tranquilo

O Dudu Bolsonaro andou dizendo no fim de semana que representantes do Departamento de Estado americano (nosso Ministério das Relações Exteriores, que chamamos de Itamaraty) vinham para o Brasil para discutir sanções contra o Xandão. Sim, darling, o Dudu disse isso.

Aí hoje o Flavitcho Bolsonaro, que encontrou o tal representante, disse que não tinha nada disso e que era fake da imprensa. Claro, claro.

Enquanto isso, o Thor afaga Lula

Thorcísio, o governador de São Paulo que se acha o Thor — por aqui chamado de Thorcísio — disse que o Lula teve muita sensibilidade com o projeto do túnel Santos–Guarujá. Que gente mais preocupada com o bem-estar do país, BRASEW.

Fico emocionada. Chega, que nesta semana não tem feriado e estamos aqui pensando em como sobreviver.


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47