Será que a Tixa tem visão além do alcance, BRASEW? Só sei que, se alguém tinha dúvidas de que Derrite não ia equiparar narcotraficantes e terroristas por puro lobby do mercado financeiro, não precisa mais tê-las. Derrite só vai aumentar a pena (sim, já falamos disso ontem). E também falamos ontem que Huguito Motta sinalizou que a Polícia Federal não ia perder seu poder de investigar. Hoje, Derrite, ao lado de Motta, confirmou: diga à PF que ela fica.
De um jeito ou de outro, tudo isso já estava na newsletter de ontem. Mas enfim, o líder do PT comemorou esse recuo e agora disse que todo mundo vai votar a favor do PL das facções, digo, PL Antifacções. Aqui, o PL é Projeto de Lei e não o PL, que é partido do Valdemar Voldemort.
Fico imaginando os terroristas, digo, os narcotraficantes, vendo tudo isso com um balde de pipoca, pensando: e desde quando a gente cumpre a lei? O Brasil já está cheio de leis e PCC e Comando Vermelho nunca se aborreceram por conta delas.
De qualquer forma, é importante que a Polícia Federal tenha mantido suas prerrogativas, porque está cheio de deputado do Centrão sendo investigado na Operação Carbono Oculto, aquela do PCC na Faria Lima.
O PL, partido do Valdemar Costa Neto que abriga os bolsonaristas todos, quer porque quer que os narcotraficantes sejam equiparados a terroristas. Existe aquela intenção de que isso dê poderes a Donald Trump de fazer algum ataque qualquer ao Brasil, já que ele tem feito isso na Venezuela sob a desculpa de exterminar justamente narcoterroristas. Derrite, que é o secretário de Tarcísio e que deixou o cargo para reassumir seu mandato de deputado federal para relatar o tal PL Antifacções, queria aumentar a pena dos traficantes mudando a Lei Antiterrorismo, mas sem enquadrá-los na mesma categoria. Mas especialistas dizem que, na prática, seria a mesma coisa. Então hoje Derrite disse que não vai mudar a Lei Antiterrorismo, mas vai aumentar as penas mesmo assim.
Para os perdidos. O mercado financeiro não quer que traficantes sejam enquadrados como terroristas porque isso poderia fazer com que investidores estrangeiros tirassem dinheiro do país, já que muitos fundos são proibidos de investir em países que abrigam terroristas. Aff, que confusão.
Fada sensata
Lewanda Lewandowski, o digníssimo Ministro da Justiça, está cético:
“Nós não sabemos ainda (se as mudanças anunciadas são satisfatórias). Porque, infelizmente, será o terceiro relatório. Nós (Ministério da Justiça) levamos seis meses pra construir o nosso Projeto de Lei Antifacção. Ouvimos os Ministérios Públicos Estaduais, Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, sociedade civil e academia para chegarmos ao projeto. E, de repente, fomos surpreendidos com um relatório que foi feito em 24 horas. Nós não temos bem certeza no que consistirão essas alterações.”
Mas agora à noite o novo texto foi divulgado. E a ideia é que entre em votação amanhã. Vá saber como tudo se desenrola até lá.
Os kids pretos
Hoje começou o julgamento dos kids pretos, aqueles militares acusados de uma trama que envolvia a aniquilação com arma pesada de Xandão, o envenenamento de Lula e o apagamento de Alckmin. Tudo para que houvesse o golpe de Estado e que Bolsonaro ficasse no poder e Lula não assumisse. Para surpresa de zero pessoas, a Procuradoria-Geral da República pediu a condenação de todos eles.
E o novo ministro supremo
E eis que apareceram notícias sobre como anda a corrida do Jorge Messias para o cargo de ministro supremo. Vocês hão de se lembrar que Lula deveria ter indicado Messias para o cargo antes da viagem para a Ásia. Ele foi, voltou, já foi para Belém, Colômbia e sei lá mais para onde, e até agora nada de indicar o Messias.
A treta toda é que o Senado não quer o Messias; quer o Pacheco, o Rodrigo mais alto da casa. Mas eis que hoje a Vera Rosa, a super bem-informada repórter do Estadão em Brasília, contou que o Centrão já anda querendo o comando do Banco do Nordeste, a presidência e a superintendência geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (o Cade, por onde passam todos os grandes negócios do Brasil), e uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal. Gente do céu! Já não foi suficiente a Foz do Amazonas, Davizinho? Socorro.
Eu não sei, mas acho que o Messias precisa ir comprar um pão doce para ver se melhora a situation.
O Fux vai sofrer? Eu acho que vai ser o Gilmar
Hoje o supremo Fux estreou oficialmente na Segunda Turma da corte maior do país. Todo mundo está dizendo que a vida dele não será fácil. Gilmar Mendes já o recebeu com um discurso cheio de alfinetadas e etc e tal. Levando em conta que a Segunda Turma tem, além de Fux, Nunes Marques e André Mendonça, que juntos podem derrotar qualquer posição de Gilmar, quero dizer que não sei não quem vai sofrer mais nesse rolê.
Direita volver
A Bia Kicis diz que vai ser candidata a senadora pelo Distrito Federal, com apoio do Valdemar e da Michelle. Ou a direita está achando que tem cacife para eleger dois senadores pelo DF, ou a Michelle vai ser candidata a vice. Eu diria que já são dois estados onde a direita vai com tudo para eleger dois senadores. Além do DF, Santa Catarina está na mesma toada. Vai ser uma onda conservadora no Senado?
Papudinha
Em vez de ir para a Papuda, dizem agora que Bolsonaro vai para a Papudinha quando Xandão finalmente der por encerrada qualquer possibilidade de recurso da defesa do nosso ex. Apesar do diminutivo, parece que a Papudinha é mais cheia de glamour — como cela espaçosa, copa e TV.
Então é isso, BRASEW. Vou ali comprar um pãozinho também.
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47

Comentários