Bolsonaro preso em definitivo por tentativa de golpe de Estado. General e almirante presos por tentativa de golpe de Estado pela primeira vez ever na História. Ramagem foragido e Xandão mandando cassar mandato. Huguito Motta tretando com todo mundo, da esquerda à direita. Tarcísio já tem até um vice preferido. Bolsonaro dizendo que não quer nenhum Bolsonaro na chapa. Senado com pauta-bomba (ah, vá).


Tudo isso acontecendo e eu só pensando na estreia do videocast mara da Josette Goulart, nossa founder, lá no YouTube, entrevistando a passarinha do Castelo Rá-Tim-Bum, Dilma Campos. Por isso o atraso, BRASEW. (Spoiler: canal sobre tombos, mas com nada de política). Aqui o link para quem gosta dos temas de marketing, publicidade e comunicação.

Nem Papuda, nem Papudinha. Xandão determinou que Bolsonaro fique na Superintendência da Polícia Federal para cumprir a pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. Sim, como esperado, Xandão jogou a isca para ver a reação e pegou o caso do Lula de seis anos atrás (que ficou na PF em vez de ir pra Tremembé) para dizer que, como já existe um precedente, vai deixar nosso ex lá na PF mesmo. O caso agora transitou em julgado, quando não adianta mais recorrer (apesar de que as defesas querem recorrer). Todo mundo da Primeira Turma seguiu o relator, para surpresa de zero pessoas.

O ex-general Augusto Heleno e o almirante Almir Garnier também vão começar a cumprir suas penas na prisão, marcando a primeira vez que milicos cumprirão pena por tentativa de golpe.

E ainda tem o Ramagem que fugiu para os States, agora é considerado foragido, mas não sabemos o que vai acontecer. Se ele pedir asilo político para os Estados Unidos, Trump vai ceder? Até outro dia Trump dizia que esse mesmo processo era uma caça às bruxas inadmissível. Aí conheceu o Lula, rolou a química e, quando soube que Bolsonaro havia sido preso, disse apenas: Que pena!

Xandão decidiu que a mesa diretora da Câmara acabe logo com o mandato dele por conta da condenação na trama golpista. Mas Huguito Motta ainda está pensando o que vai fazer. No caso da Zambelli, ele mandou para uma comissão avaliar primeiro, apesar de a regra dizer que, em caso de condenação, a própria mesa diretora pode determinar a cassação do mandato.

Enquanto isso, no Congresso, a situação anda assim: ninguém quer falar de anistia, dosimetria de penas ou vigília depois de verem Bolsonaro tentando derreter a tornozeleira eletrônica. O Centrão só quer saber que ele indique alguém logo para concorrer. A imprensa noticia que Bolsonaro tem dito que não quer nenhum Bolsonaro na chapa para não sofrer a pressão que ele sofreu. Hmmm. Será que é isso? E o Lauro Jardim noticia que Tarcísio já tem falado até de ter um vice preferido: Romeu Zema, o governador das Minas Gerais. E o Bolsonaro não pode nem ir comprar um pãozinho na padaria.

Mas Tarcísio segue dizendo que não é candidato a presidente e hoje lamentou a prisão de Bolsonaro, um homem tão doente e fragilizado, segundo ele. Tarcísio diz que vai lutar para que o Supremo permita o cumprimento da pena em prisão domiciliar e que vai lutar pela anistia.

Só dá o Sóstenes

Foi o Sóstenes Cavalcante, que é o líder do PL na Câmara (PL é o partido do Valdemar que abriga Bolsonaro), que disse que o Bolsonaro disse que não aceita nenhum nome da família para cabeça de chapa. Nem Flávio, nem Michelle.
Sóstenes também contou que o Ramagem ligou para ele pedindo desculpas por ter fugido sem avisar. Oi? Tem que ligar pra dizer que vai fugir? Aí o Sóstenes não seria cúmplice? Enfim…

E tem mais, a Mônica Bergamo revelou hoje que Huguito Motta também rompeu com Sóstenes, e tudo pelo zap. “Não conte mais comigo para nada”, escreveu Motta.

Gente, o que está acontecendo com Huguito? Ontem ele já tinha rompido com o Lindt, o líder do PT na Câmara, também conhecido como Lindenberg Farias. Mais amor, por favor, Huguito. Pelo visto, Huguito quer se posicionar como Centrão absoluto.

E o Senado aprovou hoje a pauta-bomba do Alcolumbre, o Davi que brilha mais alto no Senado, para regulamentar a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. É uma pauta-bomba porque tem um custo bilionário para o governo, que não tem bem onde conseguir orçamento para isso. A pauta seria bomba porque Lula indicou Messias para o cargo de ministro supremo. Há quem desconfie que Alcolumbre está mesmo preocupado com otras cositas, como o Banco Master. Enfim… foi-se a pauta-bomba, o Lula que lute com a Câmara agora.

Por falar em Messias

Já marcaram a sabatina do Messias para o dia 10 de dezembro. Seria ótimo, não fosse o caso de Messias ter que ir brigar voto por voto para conseguir ser aprovado, depois que Alcolumbre deixou claro que queria mesmo era o Pacheco (o Rodrigo mais alto do Senado). Logo saberemos se Lula vai sofrer essa derrota.

E é isso, BRASEW. Voltamos amanhã com mais notícias.


Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47