Ô boca!!!! Você lembra o que eu escrevi ontem, bem no finalzinho aqui desta news? Que a gente estava indo para o feriado, mas que voltava se pegasse fogo na República? Gente do céu! O que é isso? Pegou fogo na COP30. Fogo, fogo mesmo, darling. Incêndio. Bombeiro. Essa coisa toda. Tivemos que voltar. Voltamos. E o fogo virou um fogaréu porque tem até a química Trump e Lula voltando com tudo nesse feriado, BRASEW!
Fogo na COP
O assunto na COP era o tal mapa do caminho, e eis que virou o mapa da rota de fuga do incêndio. Tomou conta do noticiário. O meio ambiente que lute para falar de petróleo agora. E não podemos esquecer que, no começo da COP, a ONU já tinha reclamado das condições dos pavilhões no evento e questionado a segurança. Daí vem esse incêndio. Por sorte, não se tem notícia de que alguém tenha saído ferido e o fogo foi controlado rapidamente. Mesmo assim, os pavilhões foram esvaziados por segurança. A COP termina nesta sexta.
Salve, Jorge
Mas, aproveitando que voltamos, bora falar do Messias. Enfim, com um mês de atraso, Lula indicou Jorge Messias para ser o próximo ministro supremo. Vamos à análise fria do nome.
👉 Não é mulher, nem negro.
👉 Mas é terrivelmente evangélico, e o Lula quer mostrar para esse eleitorado como ele também pensa nos evangélicos.
👉 O supremo André Mendonça, o terrivelmente evangélico de Bolsonaro, já avisou que vai ajudar o Messias a se eleger. Digo, a ser aprovado no Senado. Mendonça foi abandonado por Bolsonaro no meio do caminho e teve que fazer uma campanha em cada porta dos senadores. Ainda enfrentou a geladeira do Alcolumbre, que passou uns seis meses para pautar a sessão na Comissão de Constituição e Justiça para analisar o nome do supremo Mendonça.
👉 A experiência da geladeira de Mendonça pode ser um aprendizado importante para Messias. É que o Alcolumbre não queria o Messias, queria o Pacheco, o Rodrigo mais alto do Senado. A imprensa está noticiando que Alcolumbre não gostou nada, nada do nome do Messias. Vamos ver a geladeira que Alcolumbre vai dar. Sabe como é, ele sempre usa a geladeira para conseguir alguma coisa a mais.
👉 Se Lula indicou Messias, deve significar que ele acredita que tem os votos para aprovar. E Lula sempre pode lembrar ao Alcolumbre que ter o petróleo da Foz do Amazonas já está mais do que bom, né? Precisa ganhar todas? Para quem está perdido, o Ibama da gestão Lula aprovou a exploração de petróleo na região, e Alcolumbre é quem mais ganha politicamente com o negócio.
👉 E quem é Messias? É o atual advogado-geral da União. É considerado fiel a Lula. Notícias recentes dão conta, inclusive, de que ele deixou de promover processos contra o sindicato que tem o irmão de Lula como dirigente. O tal sindicato é acusado de fazer parte do esquemão que tirou dinheiro dos aposentados do INSS.
Bateu a química
E hoje Trump assinou a ordem executiva que retira aquela tarifa de 40% sobre 1.250 produtos brasileiros, incluindo laranja, carnes, café etc. E com efeito retroativo a 13 de novembro. Um povo do governo Lula tinha comemorado o gol antes de bater na rede, dias atrás, quando Trump anunciou que iria suspender as tarifas. Só que ele falava só da tarifa de 10%; o Brasil tinha um plus com mais 40%. Mas a química entre o Orange e o Lula realmente bateu. E o cupido Joesley foi certeiro. Inclusive, Trump cita o papo com Lula como um dos motivos para a retirada dessas tarifas adicionais.
Mas vale lembrar que, além da tal química, Trump já começou a ter uma queda preocupante na sua aprovação como Mr. President. E uma das principais reclamações dos americanos é o custo de vida e o preço dos produtos.
Será que Dudu Bolsonaro vai começar a fazer as malas?
É isso, BRASEW, apagamos o fogo!
Comentários