Tarcísio, meu querido, darling. Que rolê foi esse hoje? O governador de São Paulo, que se acha o Thor e por aqui chamamos de Thorcísio, parecia não saber bem como agir, confuso com esse tarifaço do Donald J. Trump (J de João).
O governador falou com o representante da embaixada americana. Se colocou como um candidato a negociador. Os bolsonaristas foram à loucura, porque ficou parecendo que Tarcísio não entendeu que a única negociação é Bolsonaro Free. Que mané, economia.
Depois, Thorcísio almoçou com Bolsonaro em Brasília. Aí veio a notícia bombástica da Mônica Bergamo: o governador de São Paulo ligou para ministros supremos com a sugestão de que Bolsonaro fosse aos States negociar com Trump. (Ah, não, cê não mandou essa, Thorcísio.) Os supremos não podiam crer no que ouviam.
Para quem está perdido: Bolsonaro está com passaporte detido pelo Supremo, justamente para não fugir do país por conta do julgamento do golpe. Aí os supremos iriam enviar o ex-mito para negociar o quê com Trump? Exílio?
E agora Tarcísio está entre os bolsonaristas que só querem tirar Bolsonaro da prisão (apesar de ele sequer ter sido condenado ainda) e o empresariado paulista, que será fortemente afetado com a decisão de Trump, e que quer resolver as tarifas de 50% do Mr. President. E agora, Tarcísio? Que candidato a presidente será você? (Tô vendo a hora que ele me liga e diz: vou ser só candidato a governador mesmo, Tixa.)
Navegando
A situação provocada pelo tarifaço está mais fácil para o governo Lula, que seguiu na toada de que os bolsonaristas que defendem tarifa contra o Brasil não se preocupam com o país. Trump não poderia ter enviado melhor presente para Lula, que agora, além do discurso dos ricos x pobres, vai unir o país contra um inimigo externo comum. Resta saber se o eleitor está mais interessado na economia ou na anistia de Bolsonaro. Quaest já está nas ruas para saber.
Lá vem a anistia de novo
Flávitcho Bolsonaro foi para a GloboNews hoje (gente, como ele adora ir na GloboNews, já repararam?) dizer que essa história do tarifaço dá um empurrãozinho na anistia. O senador, pelo visto, já entendeu que essa história de pressionar o Supremo com tarifaço não vai funcionar e quer levar o caso para o Congresso. Mas Lula está todo trabalhado na reaproximação com o Congresso. Ontem, Lira revelou que vai pautar a isenção do IR do jeito que Lula queria, cobrando mais dos ricos. Hoje, foi o Alcolumbre, o Davi, a anunciar um cronograma para aprovar nomes para agências reguladoras (a aprovação dos nomes está parada há 8 meses no Senado). E todo mundo sabe que, quando Alcolumbre pauta algo assim, é porque conseguiu o que queria.
Os BRICS vivem
Lula reforçou hoje que quer negociar com os Estados Unidos e acrescentou uma nova informação (não lembro, pelo menos, dele ter falado antes): disse que vai ligar pros amigos do BRICS. O tarifaço veio depois da reunião dos BRICS no Brasil, quando Trump ameaçou tarifar qualquer um que se aproximasse do bloco. BRICS vem de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Só sei que, enquanto Trump mandava cartinhas via redes sociais para o Brasil, a embaixada da China publicava como o BRICS está cheio de poder.
Trump vive
Trump também se manifestou hoje sobre o Brasil e disse que, em algum momento, falará com Lula. Mas disse que o governo está sendo muito mal com um homem bom. Quem é o homem bom, segundo Trump? Jair Bolsonaro.
Chega, né? Já é fim de semana e tô pensando aqui se tiro férias semana que vem ou na outra, BRASEW.
Aqui na Tixa entregamos nosso conteúdo gratuitamente, mas não significa que não custa caro. Se este conteúdo tem sido um diferencial no seu dia a dia, considere ser nosso apoiador. A maneira mais fácil é pelo Pix da Tixa: 49.875.575/0001-47

Comentários